Saúde Mental das Pretas

A importância das PsiDigitais no autocuidado e acolhimento

No processo de impulsividade, de partilha de conhecimento e até as conexões que as Digitais Pretas proporcionaram, foi visível ver como existia uma fragilidade no mental dessas mulheres, ocasionado por diversas experiências negativas no decorrer da vida, vinda do peso e da posição de minoria que as mulheres pretas detinham. A ideia imposta de subjetividade moldou o estereótipo das mulheres pretas e ter consciência disso e não cogitar em pensar na saúde mental delas é no mínimo leviano. Vendo então o impacto do racismo estrutural e das relações raciais no psicológico de suas seguidoras, Néllys a fundadora do projeto Digitais Pretas, iniciou o movimento interno da PsiDigitais, que nada mais era do que mulheres negras poderem acolherem outras mulheres negras que precisavam de atenção, de um ouvinte e até de um abraço para lidar com os desafios que a vida fornecia para elas.

O desgaste mental vem desde o início da infância de uma mulher, onde o berço da criação dos seus traumas pode vir de um ambiente doméstico tóxico, com agressividade, falta materna ou paterna, uma sensação de insegurança, tanto física ou econômica. Ao decorrer da sua idade, a mulher acaba conhecendo o uso sem limites do alcoolismo ou tabagismo, o machismo já na escola, o racismo em ambientes coletivos, a colocação em posições desfavorecidas, em salas de aula, depois um isolamento social sem motivo e isso já inibe o brilho de uma adolescência e juventude. E na fase adulta, todo aquele peso que ela já acaba carregando de muito tempo, é aumentado ainda mais, com o impacto negativo em uma ambiente acadêmico, estereotipo da musa do samba, seu cabelo sendo julgado apenas por ser natural,  necessidade de se fazer capa mais que o entorno, a obrigação de se fazer “forte o tempo todo”, incapaz de errar, a perda de oportunidade, quando conhecidas presencialmente, não há um dia de paz e tranquilidade, assim entendemos como pode chegar o psicológico de uma mulher preta, e também vemos a necessidade que se faz de um acolhimento profissional, para não permitir que todos essas experiencias ditas, tirem o charme, o glamour, o brilho que uma mulher preta linda tem.

Foi pensando nisso que o projeto “PsiDigitais”, convidou profissionais de ponta, com grandes especializações e experiências pelo Brasil a fora e forneceu a possibilidade de expandir de forma social essa experiência pelo Brasil, orquestrando Consultas Online com preços sociais permitindo fácil acesso a todas. O assunto de autocuidado também é muito falado nos eventos da Digitais pretas, pois sem uma saúde mental saudável, não se há espaço para nascer incríveis projetos, quanto mais procura houver mais esse assunto será recorrente e mais mulheres vão entender a necessidade de buscar acolhimento quando o mundo parece estar contra elas.